Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Olhar para o céu: antídoto contra o tédio
 

Olhar para o céu faz bem por muitos motivos: acalma a mente, alivia a tensão, abre os horizontes e, além disso, não custa nada. Depois de ler a reportagem, procure a janela mais próxima e viaje nas nuvens, na lua, nas estrelas...

Nada mais antigo do que nosso fascínio pelo céu. Desde os primórdios da humanidade, ele simboliza a passagem do tempo e o medo do imprevisível – mitos das mais diversas civilizações descrevem essas percepções.

Existem os movimentos ordenados dos planetas em torno do sol e os ciclos fixos das estações do ano. E há movimentos desordenados, eclipses, cometas, estrelas cadentes, que nos mostram o caráter imprevisível do céu. Diferente das civilizações antigas, acostumadas a admirar e a compreender esses sinais, o homem contemporâneo – com toda a sua tecnologia – olha cada vez menos para o céu. Nossas vidas são hoje muito mais independentes dos ciclos da natureza. Conseguimos marcar o tempo, por exemplo, sem observar o sol.

A vida urbana também contribui para aumentar ainda mais a dificuldade que temos de olhar para cima. No meio de prédios, cidades superiluminadas, trânsito, fica difícil parar e voltar os olhos para o que está acontecendo acima de nós. Assim, vamos perdendo um grande espetáculo e a noção de que fazemos parte do Universo.

As formas que vemos lá em cima

Tudo que acontece no céu tem uma explicação. As nuvens, por exemplo, que tanto mexem com nossa imaginação, são formadas pela concentração do vapor das águas que evaporam de oceanos, rios e lagos. Como as nuvens tendem a se espalhar pela superfície, de nosso ponto de vista elas parecem estar em todos os lugares. Na verdade, as distâncias variam muito, desde algumas centenas de metros até vários quilômetros. Vale lembrar que a atmosfera tem em torno de 30 km de altitude. Nas nuvens

Para quem quiser, enumeramos algumas ótimas razões para observar o céu:
- Olhar o céu depois de acordar e antes de dormir ajuda você a se sentir conectado com o Universo.
- Admirar as nuvens é o maior show que existe na Terra. Não custa absolutamente nada e está disponível o tempo todo.
- O céu nunca é o mesmo – o que nos ajuda a entender as mudanças da vida.
- Observar o céu é um antídoto contra o tédio.

 
Fonte:
Data: 17/4/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.