Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Banho: a sedução dos aromas
 

Se o banho já é um prazer que leva embora cansaço e chatices da rotina, temperado com essências extraídas de plantas, flores, frutas, folhas e raízes ele vira quase uma terapia. Conheça propriedades e benefícios dos óleos aromáticos que estão em sais, sabonetes e cosméticos.

Banhos aromáticos fazem parte de tratamentos associados ao trabalho de massagem. A água reequilibra nossos ritmos internos, harmonizando os movimentos do intestino, da respiração e da circulação. Em parceria com os aromas, banhar-se pode equilibrar as emoções, trazendo calma, relaxamento e até engrandecimento do espírito. Comparando esse ritual à imagem de um manto que envolve e transporta ao conforto da vida intra-uterina, ganha-se o estímulo que aviva lembranças e torna presente nossa trajetória pela vida.

Reserve meia hora do seu dia para o banho. Vinte minutos só para sentir a água envolvendo o corpo, seja na banheira ou seja no chuveiro. O resto do tempo serve para reflexão. O preparo do banho começa pela temperatura da água. Mas, para compor um cerimonial completo, é preciso mexer com todos os sentidos. Acenda velas, que encantam a visão, deixe que a música premie seus ouvidos, enquanto os óleos essenciais acariciam o olfato.

No banho de imersão, o ideal é usar o óleo essencial puro. Essas substâncias muito concentradas (alguns tipos, se passados direto na pele, chegam a queimar) devem ser usadas com critério. Porém, evaporam rapidamente. Para tirar o máximo proveito desses elementos mágicos, siga alguns conselhos:

Coloque numa cumbuca uma colher de sopa de óleo-base de amêndoa, dez gotas do óleo essencial escolhido e uma colher de sopa de leite integral. Misture bem e jogue na banheira.

Água cálida, aromas que mexem com a alma... Para complementar o momento, mais um truque: Com uma escova de cerdas naturais, uma esponja ou mesmo usando as mãos, escove todo o corpo para ativar a circulação e despertar a memória da pele. Quando sentir uma ligeira onda de calor e a pele ficar levemente avermelhada, pare e sinta uma energia revigorante percorrendo todo seu corpo.

 
Fonte:
Data: 21/3/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.