Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Vida Prática: a caminho do consultorio
 

Descubra como diminuir a ansiedade - sua e de seu filho! - antes da consulta médica. Afinal, médico não é sinônimo de dor!

- Dica

Nós, mães, sabemos que não é nada fácil levar nossos filhos ao médico. É incrível como esses pequenos têm uma ótima memória, principalmente em relação à última vez que foram vacinados...Não esquecem nunca!

Não é só a criança que acha desagradável ir ao médico: nós também ficamos um tanto ansiosas, principalmente quando sabemos que nossos filhos irão sofrer uma picadinha. Mas relaxe e acredite: existem "técnicas" que ajudam a suavizar esse momento de angústia.

Em primeiro lugar, explique ao seu filho que ir ao medico não é castigo e que nem sempre ele sentirá dor. Tente retirar essa a imagem negativa da cabecinha dele o mais cedo possível.

Antes de ir ao pediatra, tente descobrir por qual procedimento ou teste seu filho irá passar. Prepare-o antes, dizendo quanto tempo vai demorar, se vai ser um pouco dolorido ou o que o médico irá fazer. Seja honesta: é melhor você dizer que vai doer um pouquinho em vez de mentir. Ou seu filho não conseguirá mais confiar em você.

Leve um "kit-distração" ao consultório: uns poucos brinquedos, livros e papel para colorir. Dessa forma vocês dois terão chance de distrair enquanto estiverem esperando para serem atendidos.

Quando estiver dentro da sala do médico deixe que seu filho explore os equipamentos e que pergunte o que quiser para o pediatra. Não o prive de seus direitos. Se ele chorar, respeite: é a sua forma de expressar os sentimentos!

Dica

Para finalizar, lá vai uma dica esperta, que pode ajudar muito: quando eles forem tomar vacina, já vá para o consultório munida de uma dúzia de pirulitos coloridos. Quem chorar menos ganha o direito de escolher primeiro. Dá certo, acredite se quiser!

 
Fonte:
Data: 7/3/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.