Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Soja:
o grão da saúde
 

Pessoas que consomem produtos à base da soja apresentam uma redução substancial no chamado colesterol ruim, o LDL, segundo pesquisa da Wake Forest University, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Os fitoestrógenos também agem sobre as artérias e no coração. Em 1999, o FDA reconheceu que o consumo diário de proteína de soja contribuía significativamente para a prevenção de doenças do sistema cardiovascular. Ela é também indicada para prevenir o mal de Alzheimer, doença que prejudica as funções cerebrais.

Dieta equilibrada

Os benefícios da soja na saúde das mulheres foram notados no Ocidente depois da divulgação de pesquisas que demonstraram o baixo índice de doenças coronárias e de câncer de mama nas japonesas. As orientais realmente consomem muita soja, mas também comem algas – que atuam sobre a juventude dos tecidos – gengibre e peixe seco todos os dias. É esse conjunto que faz a mulher ter menos problemas na menopausa. Não adianta se entupir de isoflavonas e ter uma dieta totalmente desequilibrada.

Soja Polêmica

O cultivo de soja transgênica (com genes modificados artificialmente) são proibidos no Brasil. É verdade. A soja transgênica chega ao país vinda da Argentina, onde seu cultivo é permitido, ou é plantada ilegalmente no território nacional. A soja transgênica não está discriminada nos rótulos das embalagens. Podemos estar consumindo-a sem saber.

Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente para deixar a planta resistente aos fortes herbicidas usados no plantio. Enquanto não se conhecem seus efeitos, é melhor consumir apenas a soja orgânica, depois de bem lavada. E prestar atenção nos produtos importados – a soja transgênica também é liberada nos Estados Unidos.

Cuidados no preparo

Para a soja conservar um bom sabor, é preciso saber prepará-la. Veja como fazer.

Nunca lave a soja diretamente em água fria – assim você ativa seu gosto amargo. Deixe-a de molho em água fervente por cinco minutos e lave-a bem em água fria. Depois prepare como o feijão. Misture outras frutas com o leite de soja. Canela também vai bem. Evite consumir café – ele tira alguns dos bons efeitos da soja. Torre os grãos, passe no liqüidificador e coloque essa farinha em bolos, tortas, sucos, sopas e cereais.

 
Fonte:
Data: 7/3/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.