Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Cuide de sua saúde: proteja sua audição
 

A Audição é um canal sensorial de suma importância para o nosso relacionamento com o mundo ao redor. Muitas pessoas não dão o devido valor. Para exemplificar, só uma perda leve já faz com que muitos sons passem desapercebidos ou destorcidos pela nossa percepção.

Geralmente as pessoas só percebem que tem uma perda auditiva quando esta está adiantada ou quando ela vem associada a outros fatores, tais como: dores de ouvido, zumbidos, tonteiras e diferenças grandes na percepção do som de um ouvido para outro (no uso do telefone).

Uma pessoa com problemas auditivos perde uma quantidade enorme de informações e dependendo do grau (leve, moderado, severa ou profunda) e de quando aconteceu a perda (antes e durante a infância até a idade adulta), podem ficar prejudicadas a voz, a fala, a linguagem e até o comportamento e relacionamento com os outros.

É importante frisar que o termo surdo mudo é incorreto, na verdade a pessoa é surda desde o nascimento e por não ter sido estimulada de forma adequada não aprendeu a falar. Você sabia que muitas perdas auditivas podem ser evitadas?

Alguns cuidados:

Mulheres devem tomar vacina contra rubéola, pois se durante a gravidez contraírem a doença, o bebê corre grande risco de nascer surdo.

Fazer pré-natal adequado, pedindo orientação ao médico quanto às drogas que podem lesar a audição do feto.

Brinquedos muito barulhentos podem deixar a criança agitada e até causar perda auditiva se a exposição for constante. O Walkman em intensidade alta e uso contínuo podem lesar permanentemente algumas células receptoras do som, ocasionando perdas.

Exposição a ambientes muito ruidosos deve ser evitada e sempre que possível usar protetores auriculares.

Objetos introduzidos no ouvido podem perfurar o tímpano e causar infecções auditivas.

Pingar remédios ou fórmulas caseiras dentro do ouvido sem indicação médica podem causar problemas auditivos.

Fogos de artifício são uma grande causa de perdas auditivas e até de surdez. Evite soltá-los ou frequentar lugares que os tenha. Se for inevitável proteja os ouvidos.

 
Fonte:
Data: 7/3/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.