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Tensão pré-menstrual: alimetação certa para amenizar
 

Sensibilidade a flor da pele, irritação sem motivo, lágrimas demais por pouca coisa e "fome" de chocolate, doces e de tudo que engorda. Esses sintomas, pelos quais muitas mulheres passam todos os meses durante a TPM (tensão pré-menstrual), têm como ser amenizados por meio da alimentação.

O ciclo menstrual divide-se em duas fases: a folicular e a lútea. A fase folicular é o período compreendido entre o sangramento e a ovulação, e a lútea inicia-se logo após, prolongando-se até o próximo sangramento. É na fase lútea que ocorrem as alterações emocionais, retenção de líquidos e aumento do apetite. Alguns estudos demonstraram forte relação entre o consumo de café, álcool açúcar e produtos refinados à acentuação dos sintomas da TPM. As principais recomendações são a diminuição no consumo de sal e produtos industrializados. Por isso, tente substituir o açúcar refinado por mascavo ou mel, moderar no cafezinho, nas bebidas alcóolicas e nas gorduras de origem animal.

Procure aumentar o consumo de carboidratos complexos, como os cereais integrais, aveia, pães integrais e arroz integral, e trocar todos os produtos refinados por integrais. Com essa medida, pode-se também evitar a prisão de ventre porque os alimentos integrais são ricos em fibra.

Nesse período lembre de acrescentar ao cardápio vitamina B6, encontrada em alimentos de origem animal, como peixe, frango, carne de porco, fígado, rim e ovos. Outras boas fontes são os cereais integrais, feijões -principalmente a soja-, amendoim e nozes.

Existem três tipos específicos de TPM e cada um exige uma dieta diferente.

Há a TPM com ansiedade, irritabilidade e insônia. Ela é provocada pelo aumento dos níveis séricos de estrogênio e pela baixa de progesterona. Alimentos indicados para prevenir os sintomas seriam os ricos em magnésio e zinco:
— Camarão, vagens, castanhas ou nozes, cenouras e folhas verdes cruas são as fontes de magnésio. Já as fontes de zinco são também o camarão, as nozes e o centeio, que é de excelente digestão.

Outro tipo de TPM é a do aumento do apetite, com voracidade por doce ou chocolate, aliada a dores de cabeça e fadiga. Estes casos indicam baixos níveis de magnésio e podem exigir suplementação extra nos períodos pré-menstruais:
— Neste caso, a dieta pode ser enriquecida por carboidratos, que fornecerão energia imediata e ajudam a controlar a compulsão por doces.

O terceiro tipo provoca congestão dos seios, edema de face e inchaço abdominal. Segundo Leonardo Haus, há um ganhos de peso corporal de 1Kg a 2,5Kg, devido a um aumento sérico de aldosterona, com aumento de sódio, que provoca retenção de água:
— É indicado o consumo de banana, arroz integral, batata, lentilha, ricos em vitamina B6. Essa vitamina controla o excesso de aldosterona.

 
Fonte:
Data: 21/2/2003
 
 

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