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Memória:
Saiba como ativá-la
 

Quanto mais velhos ficamos, mais nossa memória tende a piorar. Quando obrigado a memorizar uma lista com 75 palavras, que foi lida 5 vezes, um rapaz de 18 anos memorizou 54 delas, um homem de 45 anos memorizou 47 e um senhor de 65 anos, apenas 37.

Isso ocorre pois, após os 40 anos, perde-se 10.000 células de cérebro por dia. Porém, isso não é desculpa para esquecer o aniversário do seu melhor amigo ou seu aniversário de casamento, afinal, o cérebro é um músculo e, como todo músculo, deve ser exercitado. A maioria das pessoas permitem que o cérebro atrofie, principalmente após a aposentadoria.

Calcula-se que se nós colocarmos dez novos itens de informações em nosso cérebro, a cada segundo de nossas vidas, ele não ficaria nem a metade cheio. A perda de algumas milhares de células por dia é apenas uma gota no oceano pois, nós temos bilhões de células e sinapses que se ligam. O segredo de manter essas ligações em ordem é atividade e diversidade. Então leia, aprenda, faça palavras cruzadas e tente ter uma vida social cheia e variada. Combine isso com suplementos para melhorar a memória.

Ginkgo biloba
Extrato de erva extraído de uma planta chinesa, que é considerada a árvore da memória. Essa erva age no aumento da circulação sanguínea, iniciado por uma vaso dilatação dos capilares, causando um aumento dos níveis de oxigênio e nutrientes nas células do cérebro. Muitos estudos mostram que o ginkgo biloba melhora muitos tipos de insuficiência cerebral, particularmente danos da memória espacial e verbal. Até o momento, esses estudos haviam sido feitos em pessoas de idades mais avançadas, porém, um novo estudo provou que ginkgo funciona para todas as idades.

Fenilalanina
Esse aminoácido constrói blocos no metabolismo que cria neurotransmissores, no qual o mais conhecido é a adrenalina, e que são responsáveis pelo alerta mental e o otimismo. Deficiências nesses aminoácidos, que podem ser causadas por stress, enfraquece nossas funções mentais e físicas. Pesquisas sugerem que a fenilalanina pode reverter deficiências e melhora a memória. Porém, não é recomendado para pessoas que tenham pressão alta.

Glutamina
Outro aminoácido, que é conhecido como alimento do cérebro. Em um estudo realizado, estudantes que tomaram suplementos de glutamina se concentravam e trabalhavam por mais tempo, sem se sentirem cansados.

Colina
Permite o corpo produzir o neurotransmissor acetilcolina (Ach), que age em muitas funções vitais no cérebro, tais como: memória, alerta e aprendizado. Estudos mostraram que estudantes que consumiram suplementos de colina eram mais capazes de recordar uma lista de palavras.

Royal jelly
Royal jelly é uma poderosa fonte de energia, agindo como um tônico geral. Rico em vitamina B, também contém vitaminas A, C, D e E, é também fonte de 18 aminoácidos, incluindo muitos que são essenciais para manter o cérebro em forma.

 
Fonte:
Data: 21/2/2003
 
 

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