Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Beleza Masculina: Cuidados com a pele
 

Além de desempenhar as atividades profissionais e familiares, o homem também está reavaliando tudo o que se refere à qualidade de vida, saúde e bem-estar físico e mental. A procura pelo equilíbrio faz com que neste momento o homem busque conhecer melhor a si próprio, identificando suas necessidades e carências. O controle do colesterol, o equilíbrio nutricional, a reposição hormonal e outros cuidados já começam a fazer parte do cotidiano masculino de forma consciente. O cuidado com o corpo já não se restringe mais ao corte dos cabelos e a perda de peso. A vaidade estética tomou novas proporções.

A pele masculina A estrutura da pele masculina e os fatores que determinam o envelhecimento são diferentes daqueles que conhecemos para a pele da mulher. A pele masculina é naturalmente mais rica em colágeno e mais oleosa, sendo assim, mais protegida. Porém a composição do perfil hormonal é bem diferente, o que resulta numa pele mais espessa e na maioria dos casos, mais oleosa. As glândulas sebáceas trabalham mais ativamente na pele masculina, o que torna a limpeza essencial para manter o equilíbrio de suas funções. É importante lembrar que a pele oleosa também pode ficar desidratada, conforme estímulos externos. Por isso, além de mantê-la sempre limpa, o uso de um hidratante adequado também é recomendado.

Manchas e rugas É mais fácil prevenir do que remediar. Permanece o mandamento de dez entre dez dermatologistas: filtro solar, sempre. Somente para os que se expõem diariamente ao sol, têm a pele muito clara, ou ainda um histórico familiar ou pessoal de câncer de pele, o fundamental é usar diariamente um bom filtro solar, com fator de proteção entre 15 e 30, pelo menos no rosto, pescoço e mãos. Depois dos 40 anos, tanto o organismo do homem quanto o da mulher sofrem um declínio crescente da produção e renovação de colágeno (proteína que dá firmeza para a pele) e elastina (que dá elasticidade) Portanto é importante usar sempre um creme ou gel hidratante adequado ao tipo de pele.

Recuperar a pele após o barbear Depois do barbear, banhar o rosto com bastante água fria. É fundamental também a aplicação de um produto pós-barba no rosto e pescoço: sua ação cicatrizante e hidratante suaviza e acalma a pele, estimulando a renovação celular e deixando-a mais saudável e elástica. Os produtos com grande teor alcoólico não são indicados, pois ressecam e desidratam a pele, causando envelhecimento precoce.

 
Fonte:
Data: 21/2/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.