Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Família:
reúna-se em
torno da mesa
 

A hora do jantar continua sendo a mais importante para a família, mesmo quando a rotina é corrida. Não dispense esse encontro tão gostoso e necessário!

Um estudo feito nos Estados Unidos e publicado pela National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina) constatou que os adolescentes que têm o hábito de jantar com seus pais são os que menos precisam recorrer aos consultórios psicológicos em busca de terapia de apoio.

E isso pode ser explicado: a hora do jantar significa o término do dia, o momento para se desligar do mundo lá fora e se entregar ao aconchego familiar. Depois de um dia atribulado, mãe, pai e filhos, cada um com suas respectivas tarefas, finalmente relaxam, sentam-se e conversam sobre o que ocorreu naquele dia, trocando experiências.

Essa é, também, uma boa ocasião para transmitir um pouco de tradição aos jovens e aos pequenos: uma comida típica, uma oração, enfim, a cultura daquele núcleo de pessoas. Os pais também podem aproveitar e ensinar aos filhos a importância de uma refeição saudável, uma vez que estão juntos.

Infelizmente nem todas as famílias, nos dias de hoje, conseguem se reunir para o jantar todas as noites. Mas você pode tentar agendar esse ritual ao menos algumas vezes durante a semana. Vale a pena tentar! E para que tudo dê certo, siga algumas regrinhas básicas:

· Desligue a televisão antes de se sentar à mesa. Lembre-se, o importante aqui é o diálogo!

· Tente não atender ao telefone (alguns assuntos exigem conversas longas e estressantes. Deixe que a secretária eletrônica atenda e responda à ligação somente depois da sobremesa!

· Dê a todos que estão na mesa a chance de participar da conversa, mesmo as crianças pequenas. Essa é uma boa ocasião para que cada um possa se expressar.

· Faça um esforço e tente não transformar esse momento precioso num palco para críticas ou conflitos. Eles podem ficar para mais tarde e certamente não irão atrapalhar a sua digestão.

 
Fonte:
Data: 7/2/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.