Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
DESINTOXICAÇÃO: é hora de limpar o organismo
 

Você abusou nas festas de final de ano, comeu demais e está se sentindo pesado? Então, é hora da faxina!! O seu organismo, com certeza, vai agradecer.

Existem dez categorias de alimentos ricos em nutrientes e capazes de fazer maravilhas pela sua saúde. Além de fazer caminhadas para mandar embora os quilinhos extras, uma boa alimentação lhe ajudará muito a se sentir mais leve. Conheça alguns aliados:

Peixe

O peixe é uma excelente fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais, além de conter os célebres ácidos graxos ômega-3. O consumo regular de peixe:

1- diminui o desenvolvimento de doenças do coração e aterosclerose;
2- em idosos, diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer e outros tipos de demência;
3- ajuda a aliviar os sintomas de depressão, como tristeza, ansiedade e problemas no sono;
4- tem influência no controle da pressão arterial;
5- colabora com a coagulação do sangue;
6- alivia os sintomas da artrite reumatóide;
7- protege a pele contra raios UV e inflamações.

Alcachofra

A alcachofra está entre as que trazem mais benefícios para a saúde. Ela ajuda a:

1- diminuir as gorduras do sangue;
2- estabilizar o nível de glicose no sangue;
3- inibir o envelhecimento das células;
4- tratar doenças do fígado;

Azeite

As propriedades benéficas do azeite, principalmente virgem, são:

1- diminuir o colesterol das artérias e, conseqüentemente, ajudar no combate de doenças cardíacas;
2- combater a hipertensão e alguns tipos de câncer;
3- proteger e fortalecer os aparelhos digestivo e imunológico;

Mas atenção: o azeite deve ser usado sempre cru, para dar sabor e finalizar os pratos.

Chá

Principais efeitos são:

1- combater o envelhecimento das células;
2- reduzir o risco de câncer (principalmente de esôfago e estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral;
3- ajudar a fortalecer os ossos e a controlar a pressão arterial.

Aveia

A aveia é um cereal rico em fibras solúveis e que, portanto, ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, estudos têm mostrado que dietas suplementadas com aveia promovem:

1- redução significativo do colesterol sangüíneo e, por isso, proteção contra doenças cardiovasculares;
2- efeito protetor no desenvolvimento de câncer no intestino;
3- diminuição da absorção de glicose em diabéticos;

Farelos e cereais integrais

Os benefícios que eles trazem à saúde são:

1- ajudar a prevenir a prisão de ventre;
2- ajudar a diminuir as taxas de colesterol no sangue;
3- gerar uma sensação de saciedade que pode levar à perda de peso; e reduzir o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago).

Frutas cítricas

Este é o grupo de alimentos mais famoso no combate a doenças. Os alimentos que se destacam são o limão, a laranja e a acerola.

Em 100 gramas da parte comestível da acerola, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja.

A vitamina C:

1- protege contra o envelhecimento das células;
2- ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.

A acerola também está relacionada ao combate de diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias, a laranja pode ajudar a reduzir o colesterol e o limão atua contra inflamações e alguns tipos de câncer.

Soja

A soja é uma das plantas mais nutritivas e versáteis. É uma boa fonte vegetal de proteína, ferro e outros minerais e pobre em calorias e gorduras. Estudos indicam que ela:

1-aumenta o colesterol bom e diminui ruim no sangue e, com ele, o risco de doenças do coração;
2-previne algumas formas de câncer, em especial o de mama;

Seu uso é muito indicado principalmente para mulheres que não podem ou não querem fazer a reposição hormonal.

 
Fonte:
Data: 27/12/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.