Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
TANOREXIA: compulsão por ter a pele bronzeada
 

Ter a pele dourada no verão tornou-se quase uma prioridade imposta pelos padrões de moda e estética que ditam que ter uma pele bronzeada é sinônimo de saúde e sensualidade.

Para alcançar este objetivo, mulheres arriscam a saúde se expondo aos raios nocivos do sol. Se o desejo é compulsivo e a dependência caracterizada, então, o caso é chamado de Tanorexia.

Esta mania pode levar centenas de mulheres a terem muitos problemas de pele, além do envelhecimento precoce. Mas, o que leva as pessoas a quererem estar cada vez mais morenas?

Estudos apontam que em países com menos sol, os índices de depressão são maiores. Será que as pessoas estão à procura do bem-estar? Quem faz bronzeamento afirma que sai de uma sessão com uma sensação extremamente agradável.

Isso ocorre porque a luz solar -artificial ou não -estimula a produção de endorfina, relaxante natural e agente causador de prazer. Chocolate e sexo liberam esta mesma enzima.

Os médicos alertam para o perigo de se desenvolver o melanoma, o pior tipo de câncer de pele, para mulheres que têm mais de 30 anos e que fazem mais de dez sessões de 20 minutos de bronzeamento por ano.

 
Fonte:
Data: 16/12/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.