Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
BICICLETA: descubra como é divertido andar sobre duas rodas
 

A bicicleta é uma prazerosa alternativa para quem prefere praticar exercícios ao ar livre. Quem pedala garante que este é um excelente exercício para a musculatura das pernas, além de trabalhar os membros superiores. Pedale o suficiente para se sentir bem. A garrafinha com água é sempre bem vinda.

As motivações para a prática do ciclismo são inúmeras: o gosto pelo esporte, pelas trilhas, pelo contato com a natureza; a alternativa saudável de transporte; os prazeres simples do lazer sobre duas rodas; ou, simplesmente, um meio de ficar em forma.

Se você pretende andar de bicicleta dentro da cidade, confira algumas dicas de como o ciclista deve agir para evitar acidentes:

1. Equipe sua bicicleta com sinal sonoro, espelho retrovisor do lado esquerdo, refletores traseiros, laterais e no pedal que são obrigatórios segundo o Código Nacional de Trânsito.
2. Antes de sair de casa, estude o roteiro a seguir. Dê preferência às ruas mais calmas.
3. Obedeça todo o sinal de trânsito e nunca pedale na contra-mão.
4. Sinalize suas manobras com as mãos.
5. Mantenha-se sempre à direita, perto da calçada, mas não em cima desta, pois atrapalhará os pedestres.
6. Em cruzamentos, pontes e viadutos mais perigosos, desça da bicicleta e a empurre, olhando para trás e para frente.
7. Fique atrás dos carros e não entre as filas, quando o trânsito estiver lento. Cuidados com as motos que andam entre as filas.
8. Cuidado com as portas de carros abrindo.
9. Use capacete. Óculos para proteger os olhos e luvas para mãos também são indicados. Dê preferência a roupas claras para você ficar mais visível.
10. Evite o horário de rush.
11. É recomendável equipar sua bicicleta com farol dianteiro, descanso para bicicleta, lanterna traseira, bomba para encher pneu, câmara de ar reserva e um estojo pequeno de ferramentas. Prefira tênis de cadarços curtos ou velcro para não enroscar nas rodas.

 
Fonte:
Data: 4/11/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.